Ganhar o coração do cliente e construir um relacionamento duradouro é um dos grandes desejos e desafios das empresas. Afinal, com tantos perfis de clientes, o que pode ser feito para desenvolver um processo de vendas único e marcante? 

A resposta para esta pergunta está na aplicação da técnica de venda humanizada, que oferece uma nova percepção sobre a atuação da equipe de vendas e a forma de visualizar o consumidor. 

E neste artigo nós vamos te apresentar o que é a venda humanizada e como ela funciona, além de te mostrar a melhor solução para desenvolver um processo de vendas personalizado na sua empresa. 

Vem com a gente! 

O que é uma venda humanizada? 

Seja pela busca de novos resultados ou a sede em bater as metas comerciais, as empresas deixaram de perceber os seus clientes como eles são de verdade, tratando como números aqueles que deveriam ser percebidos apenas como pessoas. 

E quando falamos “apenas”, estamos nos referindo a simplicidade desta visão, que deveria unir dados e análises com o entendimento de que cada cliente tem: 

Assim, a venda humanizada é um processo de venda personalizado e com o foco total no cliente, no qual o vendedor assume uma postura consultiva. 

Como funciona a venda humanizada? 

Como você viu, o foco da venda humanizada é fazer com que as pessoas se conectem e construam um relacionamento que gere a fidelização do cliente. Assim, este é um processo que deve ser construído em cada empresa. 

Não existe uma “fórmula mágica” para estruturar um processo de venda humanizada, mas existem alguns pontos essenciais que devem ser observados para que essa formulação seja feita de acordo com os objetivos da empresa. 

Afinal, um dos grandes erros de gestores e empresários é acreditar que existe uma “receita de bolo” para o processo de vendas. 

Porém, assim como as pessoas são diferentes, as empresas também tem suas particularidades e aspectos, que devem ser observados com cautela para que o modelo mais adequado seja desenvolvido. 

A seguir, nós separamos 3 pontos que você precisa observar para estruturar o seu processo de venda humanizada. 

Cultura da empresa 

O primeiro ponto é entender qual a cultura da sua empresa. 

Isso porque a cultura organizacional pode ser entendida como a “personalidade” que cada empresa assume e, consequentemente, ela interfere no comportamento da equipe e na postura adotada durante a realização de uma venda. 

Assim, o primeiro ponto é entender qual a cultura da empresa e como ela impacta hoje na atuação de vendas. 

Essas perguntas podem oferecer um bom direcionamento para este processo de avaliação. 

Construção de um modelo de vendas 

Após analisar a cultura da empresa, é preciso estruturar um modelo de vendas com o foco em humanizar as ações. 

Este passo ocorre após a realização da análise interna, pois ele deve levar em consideração as características da empresa. 

Por mais que algumas necessidades de mudanças sejam identificadas, a cultura organizacional não é um fator simples de ser alterado. Assim, a estrutura da venda humanizada deve tomar como base a realidade atual do negócio. 

E para construir este modelo, a sua equipe vai precisar: 

Treinamento da equipe 

Por fim, você deve investir no treinamento da sua equipe de vendas para que todos estejam alinhados com a nova estratégia. 

Quando falamos em treinamentos, estamos nos referindo ao processo de desenvolvimento das hard skills (competências técnicas) e das soft skills (competências comportamentais). 

Somente com elas é possível desenvolver um time forte e capacitado para executar o processo de venda humanizada da melhor forma. 

Lembrete: a venda humanizada é sempre de gente para gente 

Não adianta fugir: para vender de forma humanizada, você precisa desenvolver o seu time para que ele seja muito mais humano e empático durante o processo de negociação e relacionamento com o cliente. 

Assim, além do foco no outro, é preciso estimular o autoconhecimento dos colaboradores e proporcionar caminhos para que eles possam se conectar de forma verdadeira com o consumidor. 

Isso pode parecer bastante difícil, e foi pensando nesse desafio que nós decidimos desenvolver uma solução para as empresas: a Oficina de Varejo! 

Aqui a sua equipe vai aprender as principais estratégias e técnicas de venda humanizada com profissionais especialistas em desenvolvimento humano. 

E se você quiser saber mais sobre o nosso curso, entre em contato com a nossa equipe!