Formação de Liderança

Têm o objetivo de desenvolver a mentalidade, os estágios e as ferramentas necessárias para que o lider que ainda se envolve com aspectos operacionais possa fazer a transição comportamental para o papel de gestor. Parte do autoconhecimento, expande a perspectiva da liderança e foca em táticas para desempenho. Com isso, é possível desenvolver habilidades para que o profissional/gestor extraiam o melhor de sua equipe, bem como de si mesmo.

Módulos

Os módulos possuem uma carga horária de 8 horas cada.

Os módulos a serem aplicados dependem de entrevista com o responsável pela área a fim de compreender quais assuntos já foram trabalhados e verificar se há nivelamento de informação entre as lideranças.

Este módulo tem o objetivo de mostrar que, no mundo atual, só há uma forma eficaz para liderar: através do propósito e engajamento.

Embora o tema liderança esteja em alta, a prática dessa liderança ainda é arcaica e autoritária, ainda há opressão de ideias e falta de valorização dos mínimos detalhes.

Vivemos em tempos onde o recrutamento tem sido mais importante que a retenção e engajamento a longo prazo. Esse módulo nos leva a pensar e refletir sobre quais comportamentos tenho praticado e se minhas atitudes tem me ajudado a manter  além dos resultados, a verdadeira satisfação do colaborador e do cliente.

Uma Cultura de valor é o conjunto de crenças, valores, procedimentos e princípios desenhados e manifestados pelas organizações com o intuito de promover a excelência da gestão e o crescimento da empresa.

A Cultura de valor é alinhada com a estratégia da empresa para fortalecer a marca, melhorar sua reputação, gerenciar e reter os talentos da organização e promover seu futuro sustentável.

Vivemos em uma era onde as gerações estão interagindo no mesmo ambiente empresarial. Saber tirar proveito do encontro dessas gerações é fator relevante, afinal, cada geração possui sua característica particular e sua percepção própria em relação à vida profissional, à empresa, o trabalho, à liderança, à qualidade de vida e à tecnologia.

Saber utilizar o potencial de cada uma, promovendo um contato entre elas de maneira favorável, facilitando o relacionamento interpessoal e gerando uma cooperação mútua, é fundamental para que o resultado seja positivo. 

Após o entendimento das gerações, iremos abordar como o ambiente misto é importante para o processo de aprendizagem. Como aplicar dinâmicas e como trabalhar com atividades que visam a construção de recursos instrucionais. 

Liderança pode ser definida como a arte de atrair e influenciar pessoas, conduzindo-as como um grupo, focado num determinado fim.

A Programação Neurolinguística fornece diversas ferramentas para uma boa liderança. O rapport é uma das mais poderosas. Trata-se de uma sintonia, uma empatia, que pode surgir naturalmente ou ser estabelecida através de técnicas diversas.

Nesse encontro, iremos utilizar um dos fundamentos deste processo que é muito útil para as lideranças, o processo de ressignificação. Isso é, alterar uma crença enraizada para atingir um objetivo específico e trazer um novo significado.

Para que possamos estabelecer uma comunicação efetiva entre as pessoas é preciso também entender o modelo do outro e se comunicar por meio desses valores, atingindo de forma certeira sua maneira de ver o mundo. Abordaremos nesse módulo as melhores maneiras de identificar o perfil do cliente e se comunicar com ele por meio desse canal preferencial (auditivo, visual e cinestésico).

A inteligência emocional descreve quão bem os indivíduos podem gerenciar suas próprias emoções e reagir às emoções dos outros.

Iremos mostrar um caminho para gerenciar conflitos e pressões do dia a dia, ter uma comunicação mais transparente e eficiente, controlar impulsos e persistir diante de obstáculos.

Um indivíduo emocionalmente inteligente é aquele que consegue identificar as suas emoções com mais facilidade.

Nesse momento de intensa transformação é fundamental cultivar as habilidades reais e disruptivas das lideranças e equipes para que elas promovam a perenidade dos negócios.

Uma das competências mais importantes para as grandes organizações é a Inovação, responsável direta pela construção de negócios rentáveis e singulares.

E isto pode ser comprovado de várias formas, em especial pela qualidade e diferenciação do serviço e relacionamento que as Organizações buscam oferecer aos seus clientes. 

            Propostas de Inovação com Resultados são aquelas que estão alinhadas à estratégia da empresa, suportadas por um modelo de gestão que tenha as ferramentas e competências necessárias para a equipe produzir e entregar proposições de valor diferenciadas e disruptivas.

Comunicação é um tema clássico, e sempre necessário. A Comunicação não violenta (CNV), acaba sendo uma prática de reflexão sobre nossas necessidades e do outro. Ao entrar em contato com essa ferramenta, muitas pessoas observam que nunca se comunicaram de outra forma, que não de forma violenta.

Através de autopercepção e exercícios, identificamos o que está por trás de cada mensagem e a forma de falar para ver cada situação com mais empatia e reduzir os conflitos.

Realizar uma observação sem julgamentos, expressar os sentimentos e expor as necessidades sem agredir trás libertação e nos possibilita entender o real sentido da empatia.

A Experiência do Cliente é fundamental para a sustentabilidade de qualquer Organização. São as boas experiências que a Marca produz que faz o cliente escolhê-la como primeiro em seu coração e mente. Que o torna um defensor da marca, que o engaja para mudar o que é preciso no seu negócio.

Resiliência é uma das competências mais apreciadas para lidar com os desafios que a vida lhe apresenta e um excelente método para promover mudanças positivas.

Nesse sentido, o ser resiliente é aquele que está saltando continuamente, se renovando continuamente, transformando constantemente. É um ser impulsionado por um propósito maior, proativo e que constrói novas realidades. Totalmente diferente de um objeto, passivo, que se dobra e desdobra diante de uma adversidade ou crise.

            O profissional Resiliente é aquele que promove as transformações necessárias para alcançar seus objetivos. 

Líderes e Equipes estão sendo desafiados a atingirem objetivos estratégicos e dinâmicos, preparando e engajando os funcionários para lidar de forma eficaz e saudável com as mudanças do trabalho.

É preciso aprender, adaptar-se e promover uma nova estratégia, modelos de trabalho, processos que serão mais eficazes e valorosos para a organização e para os clientes.

O aprendizado formal é importante, mas os estudos em educação corporativa demonstram que 70% do verdadeiro aprendizado acontece no próprio ambiente de trabalho e na relação produtiva entre líderes e funcionários.

Para dar celeridade e qualidade no aprimoramento dos talentos, é crucial que os líderes proporcionem um ambiente de trabalho que permita o engajamento e a capacitação de forma integral.

O processo de integração de novos colaboradores tem por objetivo facilitar a adaptação no ambiente de trabalho, divulgar a cultura da empresa, sua missão, valores, e os comportamentos adequados e aceitos por ela, a fim de alinhar as expectativas da empresa e o desempenho de seus membros.

O engajamento do colaborador com a organização reflete em uma equipe de trabalho atuando com maior sinergia, redução do absenteísmo, melhora do clima organizacional e, consequentemente, melhor produtividade.

            Esse módulo vai permitir o participante aprender uma metodologia de aplicação do seu processo de integração de novos colaboradores, com dicas e ferramentas que irão contribuir para um resultado de muito sucesso.

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