metodologia disc

 

O autoconhecimento é uma jornada que deve ser trilhada diariamente, seja para explorar o conhecimento sobre si mesmo ou sobre o outro. E para isso, existem diversas ferramentas que auxiliam neste processo, como a metodologia DISC. 

Esta metodologia foi desenvolvida com o objetivo de viabilizar a interpretação da personalidade humana por meio da análise de alguns padrões de comportamento. 

Através deste artigo, você vai descobrir o que é a DISC, quais os benefícios da ferramenta e conhecer as principais características dos 4 perfis comportamentais.  

Confira! 

O que é a metodologia DISC? 

Desenvolvida pelo psicólogo William Marston, a metodologia DISC se baseia na premissa de que um indivíduo é diferente do outro.  

Desta forma, cada pessoa responde de diferentes formas a um mesmo estímulo. 

A partir disso, foi possível agrupar as tendências de comportamento em 4 perfis distintos, gerando o método utilizando as iniciais de cada um: 

Portanto, estes perfis se diferenciam e se relacionam a partir de alguns fatores básicos, como ilustrado na imagem abaixo:

 

 

É importante lembrar que a ferramenta deve ser utilizada como uma análise de possíveis tendências de comportamento, não como um “atestado fechado” de que um indivíduo é e possui todas as características de um determinado perfil de comportamento. 

Assim, quando utilizada estrategicamente e com base no conhecimento especializado, o método pode apresentar inúmeros benefícios para pessoas e empresas, tais como: 

Além disso, cada indivíduo possui, em sua personalidade, os 4 perfis de comportamento, sendo alguns mais presentes e desenvolvidos e outros com uma menor predominância. 

Por isso, o primeiro passo é conhecer as principais características de cada um dos perfis de comportamento. Veja a seguir! 

 

Conheça os 4 perfis comportamentais da metodologia DISC 

Executor 

Pessoas que possuem uma maior presença do perfil executor são mais ativas ao lidar com desafios, possuindo como principais características: 

Por ser um perfil processual (voltado para a geração de resultados), é comum que executores possuam dificuldades em gerar e manter relacionamentos. 

 

Comunicador 

Os comunicadores são pessoas mais extrovertidas, falantes e ativas, sendo um perfil comum em áreas que lidam com pessoas e vendas. 

Assim, as principais características dos comunicadores são: 

Este perfil possui uma maior tendência em se preocupar com as pessoas e relacionamentos. Dessa forma, podem se tornar profissionais desorganizados e desatentos. 

 

Planejador 

Assim como o perfil comunicador, os planejadores possuem uma maior inclinação para relacionamentos, sendo pessoas de perfil mais calmo, tranquilo e prudente. 

Dessa forma, as principais características são: 

Planejadores são pessoas que se preocupam ao extremo com a opinião e os sentimentos do outro. Assim, tendem a desenvolver uma baixa autoestima e falta de autoconfiança. 

 

Analista 

Assim como o perfil executor, os analistas possuem uma maior tendência ao foco em processos e resultados que a construção de relacionamentos. 

Dessa forma, este é um perfil bastante preocupado com suas entregas, detalhista e discreto, caracterizado por elementos como: 

Por isso, os analistas são excessivamente preocupados com a perfeição dos seus resultados e dos outros, sendo um perfil bastante crítico. 

Assim, ela pode ser utilizada em diversas situações, por exemplo:  

Dessa forma, quanto maior o seu nível de conhecimento, maior a eficiência da utilização da ferramenta. 

Se você quer saber mais sobre os principais pontos relacionados à metodologia DISC, acesse o nosso Guia de Análise Comportamental da Metodologia DISC! 

 

Deixe um comentário