coach líder

Exercer a função de liderança não é uma tarefa simples. E por isso, cada vez mais os profissionais estão em busca de conhecimentos que permitam melhorar seus resultados pessoais e de seus liderados, como as habilidades de um líder coach. 

E se você quer saber mais sobre o que é, quais as vantagens e como se tornar um líder coach, continue a sua leitura! 

O que é um líder coach? 

Antes de explicarmos o que é um líder coach, é preciso aprender o que é um coach. 

O coach é o profissional que trabalha aplicando as metodologias de coaching, funcionando como um “treinador”. É ele que vai te levar do seu estado atual para o objetivo desejado, de acordo com cada uma das suas metas pessoais. 

É essencial relembrar que o coach não atua como um terapeuta ou psicólogo. Dessa forma, ele age desenvolvendo estratégias com foco no presente, visando atingir novos resultados no futuro. Diferentemente dos profissionais habilitados para exercer a psicologia, que trabalham, também, desenvolvendo questões do passado do indivíduo. 

Assim, o líder coach é a pessoa que ocupa um cargo de influência e utiliza as técnicas de coaching para fazer com que a sua equipe alcance mais e melhores resultados, através do seu desenvolvimento pessoal. 

O líder coach entende a importância do papel que desempenha na empresa, e o impacto que as suas atitudes são capazes de gerar nas entregas da sua equipe. Por isso, o seu foco está sempre no todo, e não apenas em seu cargo, pois ele sabe que seus resultados estão atrelados aos da sua equipe. 

É importante lembrar que, um líder coach busca desafiar os seus liderados a partir de suas limitações e obstáculos pessoais, mas isso não quer dizer que essa é uma postura semelhante a do profissional que coloca a vida de seus liderados em perigo. 

Assim, ele trabalha com o planejamento de ações e estratégias que conduzem a equipe para a alta performance, utilizando os potenciais de cada colaborador. 

E, por desempenhar uma atuação de grande impacto na empresa, este é um dos profissionais mais procurados pelas organizações. 

Quais as vantagens em se tornar um líder coach? 

Ao escolher se tornar um líder coach, surgem inúmeras vantagens e oportunidades, tanto para o profissional quanto para os seus liderados. 

Dessa forma, sendo um líder coach, é possível:  

Além disso, cada vez mais a atuação das lideranças está impactando nos resultados das empresas. Isso é o que mostra esta pesquisa realizada pela consultoria Michael Page, na qual 8 em cada 10 profissionais afirmaram pedir demissão por causa de seus chefes. 

Assim, é importante ressaltar que a atuação do líder coach promove resultados a longo prazo.  

Isso significa que, por mais que você conheça as melhores técnicas e metodologias para o desenvolvimento da sua equipe, os objetivos serão alcançados num maior período de tempo. Afinal, nenhuma mudança ocorre da noite para o dia. 

Além disso, é preciso fazer com que os colaboradores se envolvam nos processos de mudança e estejam engajados com a transformação. 

Por isso, o líder coach não trabalha para si, mas com foco no outro. 

O que você precisa para se tornar um líder coach? 

O processo para se tornar um líder coach não é um caminho simples, pois a transformação precisa ser consolidada e fortalecida pela liderança. Por isso, é preciso o desenvolvimento de uma nova postura de liderança e diversas habilidades. 

Dentre elas: 

Dessa forma, líder coach é o profissional que está em constante desenvolvimento e adota a postura de lifelong learner ou “eterno aprendiz”. 

Além de conhecer a si mesmo, o líder coach deve ser capaz de identificar e aprimorar as principais características do comportamento de seus liderados. E a melhor forma de fazer isso é sabendo como identificar o perfil comportamental da equipe. 

E para te ajudar a entender mais sobre este assunto, nós preparamos um e-book completo sobre a metodologia DISC. Acesse aqui!

Deixe um comentário