O eneagrama ainda é uma ferramenta cercada de dúvidas e esterótipos, que gera grande curiosidade entre profissionais de RH e pessoas interessadas em autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. 

Porém, este é um instrumento que deve ser tratado com cuidado. Afinal, ele é capaz de abordar aspectos profundos sobre a construção e formação da personalidade do indivíduo, respondendo a questionamentos profundos. 

Neste artigo, iremos te apresentar os principais conceitos relacionados ao eneagrama, mostrando o que é a ferramenta, quais as principais características dos eneatipos e onde ele pode ser aplicado. 

Vamos lá! 

O que é o eneagrama? 

Desde o início dos tempos, os seres humanos buscam estratégias, técnicas e ferramentas que possibilitem um melhor entendimento sobre a sua personalidade e seus comportamentos. E dentre os modelos desenvolvidos ao longo dos séculos, está o eneagrama. 

Ele é um instrumento que propõe nove tipos de personalidades, representadas pelos eneatipos e distribuídas numa estrutura dinâmica e com esquemas fixos. 

O surgimento do eneagrama não possui uma data precisa, mas alguns fragmentos de conhecimentos sugerem que a ferramenta surgiu na Babilônia por volta de 2.500 A.C.  

Além disso, a origem do nome “eneagrama” é a junção de dois ternos gregos: enea=nove; grama=esquema, gráfico. 

Quais são os eneatipos? 

Antes de explicar sobre as principais características dos tipos no eneagrama, é preciso apresentar como cada um é formado. 

Cada eneatipo possui características distintas, com necessidades, dores, objetivos, processos de evolução e retração específicos de cada perfil. 

Assim, quando existe a necessidade de explicar os eneatipos, existe uma história comum a ser representada. 

Imagine que você é uma criança, e mora em uma casa com nove quartos. Cada quarto possui características e transmite sensações distintas, e durante o seu processo de evolução, você escolheu um dos quartos no qual se sentia mais confortável. 

No entanto, isso não significa que, eventualmente, você não pudesse transitar entre outros quartos. Porém, existe sempre aquele que te representa da melhor forma e no qual você se sente mais confortável. 

Este quarto é o seu eneatipo. 

Agora, vamos conhecer as principais características de cada um. 

Tipo 1 

Ao falarmos sobre o eneatipo 1, a palavra-chave é “perfeccionismo”. 

Quando criança, a pessoa do tipo 1 sofreu uma grande cobrança para que se comportasse como um adulto, assumindo responsabilidades e adotando uma postura de maior formalidade e seriedade. 

Assim, o principal objetivo das pessoas com este perfil é encontrar e mostrar-se perfeito e moralmente correto em todos os padrões, buscando sempre ser um exemplo para outras pessoas. 

Dessa forma, o tipo 1 não aceita o “mínimo” ou o “básico”. Os seus padrões são sempre bastante elevados para os outros e, principalmente, para si mesmo. 

Por isso, a sua grande dificuldade está em reconhecer que pode errar, e é comum que sejam reconhecidos como os colegas de trabalho “cri-cris”, que estão sempre buscando o melhor e mais alto padrão para as suas entregas. 

Veja as principais características deste perfil: 

Tipo 2 

As pessoas deste tipo no eneagrama são consideradas “prestativas”. Isso porque o seu prazer está em ajudar as outras pessoas e, em contrapartida, ser reconhecida como uma fonte de apoio. 

Quando criança, a pessoa do tipo 2 entendeu que precisava demonstrar “utilidade” para que fosse amada pelos adultos. Assim, ele busca em sua oferta de auxílio uma forma de “comprar” o amor das outras pessoas. 

Dessa forma, este perfil busca a promoção de uma imagem bem-intencionada, desejando ser sempre querido e respeitado em suas relações. 

Por isso, dentre as principais características deste eneatipo, estão: 

Tipo 3 

Para o tipo 3, imagem é tudo! 

Caracterizado como o perfil mais vaidoso do eneagrama, a criança deste eneatipo entendeu que, para ser amada, era preciso ser reconhecida e parabenizada pelos adultos. Assim, as pessoas deste perfil tem o foco na realização e na geração de reconhecimento dos outros. 

Por este motivo, pessoas do eneatipo 3 têm uma grande dificuldade em se relacionar com outras pessoas que não transmitam prestígio ou uma autoimagem adequada para o padrão estabelecido pelo indivíduo. 

Dessa forma, a grande dificuldade deste perfil é deixar a vaidade de lado e se concentrar na geração de resultados e satisfação para si, tirando o foco do outro e buscando a sua própria satisfação. 

Neste perfil, as principais características são: 

Tipo 4 

Quando falamos no tipo 4, a palavra é sensibilidade. 

Este é um dos perfis com maior foco na emoção. Essas pessoas são capazes de perceber mudanças ou comportamentos que a maioria teria dificuldade em perceber. 

Quando criança, o tipo 4 entendeu que, para que fosse amado pelos adultos, ele precisava assumir uma postura de diferenciação e destaque. Assim, tornou-se mais criativo, exigente e com o foco na originalidade. 

No entanto, por sempre buscar um destaque, este perfil acaba assumindo uma postura de inveja inconsciente, especialmente quando realiza a comparação com outras pessoas. 

Para este perfil, as principais características são: 

Tipo 5 

Este é o eneatipo “tô vendo tudo, mas fico calado, faz de conta que sou mudo”. 

O tipo 5 é o tipo de personalidade caracterizado como o “observador”. Para este perfil, não existe nada mais importante e essencial do que o conhecimento. 

Na infância, a criança deste perfil sentiu que a sua privacidade foi invadida de alguma forma. Por isso, como estratégia para se proteger do mundo, esse perfil decidiu se fechar e fugir das interações. 

Assim, ele se voltou para o seu mundo interior e passou a desenvolver uma curiosidade extremamente aguçada pelos mais diversos assuntos, assumindo uma postura mais retraída. 

Este perfil é caracterizado por ser: 

Tipo 6 

Para o tipo 6, segurança é o que mais importa! 

Na sua infância, a criança deste perfil sentiu muita insegurança, seja no seu ambiente familiar ou em um momento que ficou marcado em sua memória. Ela desenvolveu uma grande dificuldade em confiar nas pessoas e situações. 

Por isso, é comum que o tipo 6 tenha uma grande dificuldade em tomar decisões e se posicionar diante de uma situação, por mais simples que possa ser. 

Assim, um pensamente frequente para este perfil é: “o que querem de mim?” 

Dentre as suas características principais, estão: 

Tipo 7 

Sabe aquelas pessoas que estão sempre felizes, que “tudo é festa” e são bastante intensas? 

Esse é o perfil do tipo 7, conhecido como o sonhador. 

Quando era criança, esta pessoa passou por uma experiência muito dolorosa. E para que não precisasse sentir mais a dor que vivenciou, ela decidiu que a sua vida seria repleta de felicidades e positividade. 

Assim, este tipo do eneagrama peca pelo excesso em tudo, seja em festas, comida ou mesmo autoconfiança. Isso dificulta a percepção da realidade e de como as coisas realmente funcionam. 

Dessa forma, a sua grande dificuldade está em encontrar um equilíbrio e “sobriedade” em seu comportamento. 

Para caracterizar este perfil, podemos usar atributos como: 

Tipo 8 

“Confronto”, esta é a palavra de ordem para o eneatipo 8. 

Para este perfil do eneagrama, a infância foi bastante dura e difícil. Existiram vários momentos em que a criança precisou se afirmar e tomar uma posição mais rígida diante das situações, seja para se proteger ou proteger o outro. 

Por isso, este perfil desenvolveu um senso de competitividade e dominância bastante alto, com uma grande necessidade de se impor e com facilidade em detectar falsidade e “força fingida”. 

Assim, a sua grande dificuldade está em encontrar um equilíbrio e permitir que as pessoas se aproximem de si. 

Dentre as suas características, estão: 

Tipo 9 

Diferentemente do tipo 8, a pessoa com eneatipo 9 não suporta conflitos, e foge constantemente de acada um deles. 

Na infância, esta pessoa sofreu um clima de tensão e diversos confrontos. Por isso, este eneatipo desenvolveu um perfil mediador e pacifista, visando não assumir nenhuma posição em qualquer situação. 

Porém, essa postura foi levada para todos os ambientes de sua vida. Assim, esta pessoa passou ter uma grande indecisão e não tomar um posicionamento sobre nada, com medo de realizar decisões ruins e se arrepender. 

Isso faz com que ela tenha a postura de “deixar para amanhã qualquer decisão que possa ser tomada hoje”. 

Dentre as características deste perfil, estão: 

Onde você pode aplicar o eneagrama? 

Por ser uma ferramenta voltada para o autoconhecimento e autodesenvolvimento, existem diversas possibilidades para a aplicação do eneagrama, seja na vida pessoal ou profissional. 

Você tanto poderá utilizar este instrumento para se conhecer de desenvolver sua personalidade, como aplicá-lo com sua equipe e proporcionar um meio de desenvolvimento do indivíduo e melhoria dos resultados. 

Isso porque, através do entendimento sobre as raízes de alguns comportamentos, fica muito mais claro para a liderança quais os melhores caminhos para aumentar a performance da equipe e compreender possíveis dificuldades e obstáculos, analisando cada pessoa de forma individualizada. 

No entanto, esta é uma ferramenta que não pode ser utilizada de forma leiga. É preciso investir em conhecimentos e treinamentos específicos para que você possa alcançar os melhores resultados e manter a qualidade do processo. 

E isso é possível através da nossa formação em vivência com eneagrama, um programa completo para que você entenda verdadeiramente os fundamentos desta ferramenta e possa ser um meio para o desenvolvimento de mais pessoas. 

Acesse o link e conheça a nossa formação!